A
educação para obter um ensino mais eficiente aperfeiçoou novas técnicas
didáticas consistindo numa prática inovadora e prazerosa. Dentre essas técnicas
temos o lúdico, um recurso didático dinâmico que garante resultados eficazes na
educação, apesar de exigir extremo planejamento e cuidado na execução da
atividade elaborada.
O jogo é a atividade lúdica mais trabalhada pelos
professores atualmente, pois ele estimula as várias inteligências, permitindo
que o aluno se envolva em tudo que esteja realizando de forma significativa.
Através do lúdico o educador pode desenvolver atividades que sejam divertidas e
que sobretudo ensine os alunos a discernir valores éticos e morais, formando
cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de
propiciar situações em que haja uma interação maior entre os alunos e o
professor numa aula diferente e criativa, sem ser rotineira. Palavras Chaves:
educação, ensino, lúdico, jogo, dinâmico, educador, valores.
A
princípio, a explanação desse trabalho tem como objetivo mostrar a importância
de se trabalhar o lúdico na esfera escolar para a obtenção de qualidade no
processo educacional. E para que essa aprendizagem aconteça de forma
significativa e dinâmica, o professor tem como apoio a técnica dos jogos.
São
muitos os estudiosos do assunto, e para este trabalho foram consultados autores
que relatam a importância do lúdico e do uso dos jogos em atividades didáticas
para fundamentar ainda mais os pontos principais e melhor afirmar o que foi
explanado, são eles: Airton Negrine, Celso Antunes, Gilda Rizzo e Helena Nylse
Cunha.
A
educação tem por objetivo principal formar cidadãos críticos e criativos com
condições aptas para inventar e ser capazes de construir cada vez mais novos
conhecimentos. O processo de Ensino/Aprendizagem está constantemente
aprimorando seus métodos de ensino para a melhoria da educação.
O lúdico é um
desses métodos que está sendo trabalhado na prática pedagógica, contribuindo
para o aprendizado do alunado possibilitando ao educador o preparo de aulas
dinâmicas fazendo com que o aluno interaja mais em sala de aula, pois cresce a
vontade de aprender, seu interesse ao conteúdo aumenta e dessa maneira ele
realmente aprende o que foi proposto a ser ensinado, estimulando-o a ser
pensador, questionador e não um repetidor de informações.
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