O
brincar faz parte da vida do ser humano, em especial da vida da criança, e
apesar dessa atividade ter sido vista como algo sem importância, hoje, é um
assunto que tem conquistado espaço nas mais diversas áreas de conhecimento. É
preciso refletir sobre a necessidade de se inserir uma metodologia ativa
baseada em brinquedos e brincadeiras, considerando a idade da criança e o
processo de construção do conhecimento, respeitando-se assim sua predisposição
natural, pois criatividade e autonomia se desenvolvem quando se propicia à
criança um ambiente familiar e escolar que favorecem essas características.
A
consciência de que a fase decisiva para a criança conquistar uma aprendizagem
efetiva é a que antecede o ensino fundamental, tem levado um número crescente
de estudiosos a propor que a criança seja atendida mais cedo, como única
solução para poder compensar as desvantagens que atingem as crianças mais
pobres, dando-lhes melhores chances de sucesso quando mais tarde, entrarem na
escola.Diante disso, o atendimento da criança de zero a seis anos
intensificou-se com a LDB – 1996, onde o Ministério da Educação e do Desporto
propôs um documento intitulado Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil, que tem como objetivo servir de referência para a elaboração dos
currículos e a definição dos conteúdos básicos para Creches e Pré-escolas, além
de oferecer subsídios para o trabalho do professor.
Desta maneira, o voluntariado de pessoas
preocupadas com o bem comum, tem levado alegria a muitas crianças e famílias
acompanhadas que através de atividades tem ampliado a compreensão dos pais
sobre o desenvolvimento e a educação dos seus filhos.A proposta da Pastoral da
Criança que desde a fundação em 1983, vem aprimorando o acompanhamento às
crianças menores de seis anos, tem a intenção de atuar com uma abordagem
integral do desenvolvimento da criança com relação a ações básicas de saúde e
nutrição desde o ventre materno até os seis anos de idade, apresentando
sugestões de como abordar o assunto com os pais, envolvendo as famílias, e
comunidades mais carentes.No campo educacional elaborou-se então um programa
específico que se denominou Educação Essencial, onde o objetivo é oferecer à
criança as condições essenciais ao seu desenvolvimento, no âmbito familiar, sem
a preocupação de organizar serviços formais como creches ou pré-escolas.
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