domingo, 3 de junho de 2012

Objetivos dos jogos na sala de aula



Trabalhar com os jogos na sala de aula possibilita diversos objetivos, dentre eles, foram pontuados os seguintes:
·                     Desenvolver a criatividade, a sociabilidade e as inteligências múltiplas;
·                     Dar oportunidade para que aprenda a jogar e a participar ativamente;
·                     Enriquecer o relacionamento entre os alunos;
·                     Reforçar os conteúdos já aprendidos;
·                     Adquirir novas habilidades;
·                     Aprender a lidar com os resultados independentemente do resultado;
·                     Aceitar regras;
·                     Respeitar essas regras;
·                     Fazer suas próprias descobertas por meio do brincar;
·                     Desenvolver e enriquecer sua personalidade tornando-o mais participativo e espontâneo perante os colegas de classe;
·                     Aumentar a interação e integração entre os participantes;
·                     Lidar com frustrações se portando de forma sensata;
·                     Proporcionar a autoconfiança e a concentração.
Nota-se também um entusiasmo maior sobre o conteúdo que está sendo trabalhado por haver uma motivação dos educandos em expressar-se livremente, de agir e interagir em sala de aula. Mas lembrando sempre que os jogos devem está devidamente associado aos conteúdos e aos objetivos dentro da aprendizagem, auxiliando a parte teórica, tornando o ensino mais prazeroso apresentando opiniões para crescer ainda mais o trabalho dos profissionais da área da educação.
Diante de tal objetivo, os jogos escolhidos pelos educadores para trabalhar precisam ser estudados intimamente e analisados rigorosamente para serem de fato eficientes, porque os jogos que não são testados e pesquisados não terão seu exato valor, tornado-se ineficazes, obviamente, uma atividade lúdica nunca deve ser aplicada sem que tenha um benefício educativo. O professor pode criar seus próprios jogos, a partir dos materiais disponíveis na instituição de ensino em que leciona ou até mesmo na sala de aula, porém precisa atentar para a forma de como serão trabalhados, não esquecendo os objetivos e o conteúdo a ser desenvolvido. O educador precisa ter muito mais força de vontade, criatividade, disponibilidade, seriedade, competência que dinheiro para construir um jogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário